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Este estudo é resultado do Grupo de Estudos PROLIC, vinculado ao curso de Publicidade e Propaganda (PP), na busca de verificar as influências midáticas no mercado digital a partir da música Sertaneja brasileira. Entender como os artistas utilizam das novas tecnologias para poder divulgar os seus trabalhos e comercializar as suas imagens, deste modo, partimos do conceito que a PP utiliza como estratégia midiática a interface entre playlists, Youtube e entretenimento. Discussões em torno das interfaces e como os discurso publicitário gera signficações nas redes, contribue diretamente no interesse por conhecimento da equipe PROLIC, alavancando discussões comportamentais sobre as plataformas.

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Este estudo é resultado do Grupo de Estudos PROLIC – Processos de Linguagens das Imagens Cotidianas, cadastrado no CNPQ, vinculado ao curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Universidade UEMG, na busca de verificar as influências midáticas no mercado digital a partir da música Sertaneja brasileira. Entender como os artistas utilizam das novas tecnologias para poder divulgar os seus trabalhos e comercializar as suas imagens, deste modo, partimos do conceito que a PP utiliza como estratégia midiática a interface entre playlists, Youtube e entretenimento.  Discussões em torno das interfaces e como os discurso publicitário gera signficações nas redes, contribue diretamente no interesse por conhecimento da equipe PROLIC, alavancando discussões comportamentais sobre as plataformas. Ocorre uma interface midiática entre playlists, YouTube e entretenimento, algo que nos leva aos textos de Henry Jenkins para entendermos a interação entre mídias e fãs, refletindo sobre o conteúdo midiático e suas distribuições nas mídias, levantar questões sobre o interesse comum da comunidade de fãs e a produção cultural, possibilita tratarmos os movimentos midiáticos usados pelo gênero musical, diante das interações entre mídias e fãs.  Em torno destas interfaces, também refletimos sobre o discurso usado nestes meios com os textos de Eliseo Véron. Enquanto as significações a partir das relações de consumo nas mídias, partimos das ideias baudrillardianas, que nos levaram a analisar o cenário sertanejo no mercado digital e as significações musicais a partir da comunicação no mercado digital. Este estudo de pesquisa qualitativa emprega a análise de discurso como método de pesquisa a partir de teorias de estratégia midiática e interfaces entre os meios de comunicação. A partir do levantamento de conteúdo científico, partimos de uma pesquisa qualitativa e análise de dados buscados na internet. Desse modo, consideramos importante que seja descrita uma revisão bibliográfica quanto ao conceito de Playlist e YouTube para envolvermos na aplicação do método de discurso na compreensão publicitária e verificar os seus efeitos. Logo, o desenvolvimento deste estudo, indica que os conceitos fiquem pertinentes para que possamos ligar nosso objeto de estudo solidificado ao entendimento e análise. Essas amarrações devem justificar nosso objeto de estudo e as demais análises de dados musicais na internet, condizem em um estudo de caso. O sucesso e estabilidade do gênero sertanejo alçados em nossa pesquisa carecem de revisões que consistem em um enquadramento de nossa análise em torno do discurso digital midiático como estratégia. Dessa forma, conforme afirmado por Eisenhardt e Yin (2009, p. 2) “O estudo de caso é um método de pesquisa que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto.” Logo entendemos que o nosso objeto de estudo necessita ser aprofundado, sendo necessário nosso conhecimento para explicá-lo e justificá-lo, somente após este conhecimento, permite análise do problema, sendo necessário o uso do método de análise de discurso para nossa fundamentação teórica. Entender como destaca o Cenário Musical é base para tratamos a interface entre Playlist e YouTube, nesta estratégia midiática usada no discurso publicitário. Para Gregolin (2003, p. 12) o discurso é uma forma de análise e “descrever as articulações entre materialidade dos enunciados, seu agrupamento em discursos, sua inserção e, formações discursivas, sua circulação através de práticas”. Logo esse estudo usa do método de análise de discurso para contornarmos pela publicidade abordada no meio musical, o poder da linguagem midiática como estratégia de visualidade e vendas da música Sertaneja. Com o objetivo de tratarmos o mercado musical digital a partir do Playlist e Youtube, com foco na música Sertaneja brasileira, buscamos o cantor musical sertanejo Gusttavo Lima para analisarmos as interações com os meios, assim como o discurso, significações e sentidos gerados no ouvinte nestes meios comunicacionais. No primeiro momento partimos da comunicação nestas novas tecnologias digitais e como vem sendo divulgado os trabalhos musicais e comercializada a imagem artística. Buscamos os textos de Henry Jenkins para entendermos a interação entre mídias e fãs, já que ocorre uma interface midiática entre playlists, Youtube e entretenimento. No segundo momento focamos no receptor, exemplificando a ligação das imagens do cantor Gusttavo Lima e o sucesso de acessos no playlist, associações que partem de uma comunicação direcionada, com base nos textos do discurso de Eliseo Véron. No terceiro momento tratamos o cenário sertanejo a partir das significações no mercado digital com os estudos de Jean Baudrillard. A percepção da comunicação visual aportada a comunicação verbal, como as significações da divulgação musical sertaneja é vinculada aos anúncios midiáticos (Playlist e Youtube) e estas discursam conforme sua sociedade de consumo. Considerando que a Playlist e o Youtube funcionam como interface para a venda de espaços publicitários, como a música sertaneja consegue se utilizar desse espaço para vender os seus produtos? De que forma a PP utiliza essas ferramentas para impulsionar esse processo? Elas são efetivamente eficazes nos resultados?  Playlists e o Youtube tem um papel de fundamental importância na exposição da música sertaneja, através desse processo os artistas conseguem mostrar os seus trabalhos audiovisuais e vender a sua imagem e seus produtos, a Publicidade tem o papel de gerenciar esse processo unindo o entretenimento a parte comercial através dos instrumentos digitais.

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Main author information

Eliane M. Soares Raslan (Brazil)
. (Brazil) 1173
Profa e Pesquisadora no Curso de Publicidade e de Jornalismo da UEMG, Minas Gerais, Brasil. Fotógrafa e Editora. Doutora em Comunicação Social (Bolsista CAPES) e mestre em MKT (Bolsista Prolic). Bacharel em Publicidade e Propaganda. Licenciatura em Artes Visuais. Preferência pelo método de análise de discurso e semiótica, trata o cotidiano com atividades laboratorial, pesquisa e extensão na edição, editoração e fotos. Práticas de edição e de montagem a partir da comunicação visual, como prática educativa em torno da usabilidade significativa das imagens cotidianas. Coord. do CEPCCOM - Centro de Editorações, Publicações e Criações em Comunicação; Líder do grupo PROLIC - Processos e Linguagens das Imagens Cotidianas (CNPq); e editora do periódico a Revista de Comunicação FANDOM: Jornalismo & Publicidade. ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-2274-2836. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3081335079399561
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