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O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de kitsch como conceito estético das fake news. Pois o problema das fake news, notícias falsas que muitas vezes se disseminam pela internet, tem sido bastante debatido nos meios especializados e fora deles. Este texto estará limitado a apontar alguns aspectos desse debate que permanecem, na opinião do autor, pouco esclarecidos e mal iluminados. Perpassamos em nossa pesquisa a relação estética da fake news com os estudos acerca do kitsch, tomamos como ponto de partida o significado etimológico e histórico de kitsch através da perspectiva de Abraham Moles; caracterizamos os 4 tipos de kitsch na ótica da pesquisadora Sêga: imitação, exagero, ocupar um espaço errado e perda da função original; aprofundamos o olhar ético de Hermann Broch acerca do estilo kitsch como má comunicação e concluímos o estudo com a perspectiva de Milan Kundera, em que o autor tcheco conceitua como um aspecto de negação da “merda” humana, ou seja, kitsch seria a tentativa humana de ignorar as próprias fragilidades e sombras existenciais. Buscando assim uma falsa beleza e harmonia que trouxesse uma sensação de paz e fim da tragédia. De modo que podemos considerar a força estética do kitsch como manutenção comunicativa e ideológica das fake News na produção de alienação da condição humana.
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