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O trabalho analisa uma experiência realizada por meio de um projeto de extensão do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do Programa de Letramento Reescrevendo o Futuro (PLRF). Tal projeto elegeu a temática Educação e Humanização, com ênfase no iletrismo existente junto às populações de baixa renda e excluídas socialmente. Para tanto, foram analisados documentos com o registro das ações desenvolvidas. Os resultados evidenciaram: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos estudantes, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção no ensino formal, retorno aos lares, aumento da autoestima e autorreconhecimento de seu inacabamento, mesmo na condição de se sentirem de e na rua. Ao término da pesquisa, algumas marcas foram evidenciadas: baixa evasão, diminuição em 50% dos indicadores negativos, letramento com as temáticas trazidas pelos/as educandos/as, possibilidade de leitura do mundo a partir da realidade do grupo, inserção ao ensino formal, retorno aos lares com a autoestima elevada e a vontade de ser gente se reconhecendo enquanto ser inacabado mesmo na condição de se sentirem de e na rua. Um trecho da carta no final do projeto escrita por Cleu à sua mãe revela esse sentimento: “Manaus, 13 de fevereiro de 2010. Querida mamãe, escrevo-lhe esta carta para lhe falar que estou muito feliz com as ótimas pessoas que encontrei [...]”. Essa investigação, assim como as pesquisadoras, são consideradas inacabadas. Portanto, encerramos este momento, com o compromisso de desvelar os questionamentos postos resgatando quatro temas considerados neste estudo, conceitos-chave do pensamento do educador Paulo Freire e que resumem as preocupações abordadas neste texto para reflexão: em que medida a construção do conhecimento é uma possibilidade para a educação? Em que sentido o conhecimento crítico do mundo é um ato de mudança material do mesmo? Será por meio da comunicação dialógica que nos damos conta da materialidade física e temporal do conhecimento e da transformação do mundo? E por fim, porém não menos importante, como a pedagogia crítica se vincula com a destruição da pseudoconcreticidade e, portanto, com a libertação do homem?
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