Sign In

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

O estudo tem como finalidade analisar os aspectos conceituais e práxicos da coordenação pedagógica. É produto de dois movimentos: i) um conjunto de três pesquisas científicas produzidas por estas autoras desde 2018 e ii) a síntese de uma mesa redonda por nós proferida em uma reunião do GEPPESPi no final de 2020. Essa trilogia científica constitui-se de três dissertações (NASCIMENTO, 2020; OLIVEIRA, 2019; SILVA, 2019) produzidas entre os anos de 2017 e 2019 nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE e PPGE-MP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Long abstract of your presentation

“Coordenação pedagógica: dos aspectos conceituais aos práxicos” é o título deste trabalho. Trata-se de uma síntese de três estudos acadêmico-científicos em stricto senso. Esta temática partiu da problemática evidenciada, de modo geral, em todo o Brasil, quanto à identidade, formação e prática do Coordenador Pedagógico. Analisar os aspectos conceituais e práxicos da coordenação pedagógica é o objetivo deste artigo. Metodologicamente, o estudo pautou-se no método histórico-crítico, próximo do que advogam Karl Marx e seus sucessores (PARO, 2013; NETTO, 2011). Os três estudos tiveram o suporte metodológico da Análise de Discurso Crítica para facilitar a compreensão dos discursos dos pesquisados e, assim, desvelar os sentidos que se espera alcançar. Os fundamentos teóricos foram traçados principalmente em Vazquez (2007), Pinto (2018), Almeida e Placco (2015) e Vasconcellos (2019), dentre outros. Considerando que se trata de uma síntese desses estudos, os resultados apontam algumas fragilidades quanto ao papel do Coordenador Pedagógico. A sua identidade ainda é bastante mal interpretada pelos demais educadores e comunidade que compõem a escola; os professores, em geral, não consideram a responsabilidade social e pedagógica desse profissional, desconsiderando qualquer perspectiva de formação continuada oferecida por ele, e no Ensino Médio a configuração do Coordenador Pedagógico é completamente distorcida de modo a confundir-se com o trabalho do coordenador de área. As conclusões apontam para que se problematize, no chão da escola, a identidade, a formação e a práxis do Coordenador Pedagógico, ressaltando o seu real valor social e dinamismo pedagógico e assim possibilitando à escola, juntamente com quem a constitui, uma grande transformação social. Mas, principalmente, que se institucionalize o Coordenador Pedagógico como uma profissão própria do Pedagogo.

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

marilsa duarte braga da silva (Brazil) 2589
Marilsa Duarte Braga da Silva. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação com habilitação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas – GEPPESP - UnB. Trabalhou por 20 anos na área de educação básica da rede privada, com ênfase em Administração e Gestão Educacional. Atualmente, trabalha na Câmara dos Deputados, como Assessora Parlamentar do Deputado Federal General Peternelli, coordenando uma equipe de Pedagogos que elaboraram o Livro Brasil – Primeira Infância.
Scientific production

Co-authors information

Status:

Approved