| Eagora

Sign In

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

O estudo tem como finalidade analisar os aspectos conceituais e práxicos da coordenação pedagógica. É produto de dois movimentos: i) um conjunto de três pesquisas científicas produzidas por estas autoras desde 2018 e ii) a síntese de uma mesa redonda por nós proferida em uma reunião do GEPPESPi no final de 2020. Essa trilogia científica constitui-se de três dissertações (NASCIMENTO, 2020; OLIVEIRA, 2019; SILVA, 2019) produzidas entre os anos de 2017 e 2019 nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE e PPGE-MP) da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Long abstract of your presentation

“Coordenação pedagógica: dos aspectos conceituais aos práxicos” é o título deste trabalho. Trata-se de uma síntese de três estudos acadêmico-científicos em stricto senso. Esta temática partiu da problemática evidenciada, de modo geral, em todo o Brasil, quanto à identidade, formação e prática do Coordenador Pedagógico. Analisar os aspectos conceituais e práxicos da coordenação pedagógica é o objetivo deste artigo. Metodologicamente, o estudo pautou-se no método histórico-crítico, próximo do que advogam Karl Marx e seus sucessores (PARO, 2013; NETTO, 2011). Os três estudos tiveram o suporte metodológico da Análise de Discurso Crítica para facilitar a compreensão dos discursos dos pesquisados e, assim, desvelar os sentidos que se espera alcançar. Os fundamentos teóricos foram traçados principalmente em Vazquez (2007), Pinto (2018), Almeida e Placco (2015) e Vasconcellos (2019), dentre outros. Considerando que se trata de uma síntese desses estudos, os resultados apontam algumas fragilidades quanto ao papel do Coordenador Pedagógico. A sua identidade ainda é bastante mal interpretada pelos demais educadores e comunidade que compõem a escola; os professores, em geral, não consideram a responsabilidade social e pedagógica desse profissional, desconsiderando qualquer perspectiva de formação continuada oferecida por ele, e no Ensino Médio a configuração do Coordenador Pedagógico é completamente distorcida de modo a confundir-se com o trabalho do coordenador de área. As conclusões apontam para que se problematize, no chão da escola, a identidade, a formação e a práxis do Coordenador Pedagógico, ressaltando o seu real valor social e dinamismo pedagógico e assim possibilitando à escola, juntamente com quem a constitui, uma grande transformação social. Mas, principalmente, que se institucionalize o Coordenador Pedagógico como uma profissão própria do Pedagogo.

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

marilsa duarte braga da silva (Brazil)
. (Brazil) 2589
Marilsa Duarte Braga da Silva. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação com habilitação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas – GEPPESP - UnB. Trabalhou por 20 anos na área de educação básica da rede privada, com ênfase em Administração e Gestão Educacional. Atualmente, trabalha na Câmara dos Deputados, como Assessora Parlamentar do Deputado Federal General Peternelli, coordenando uma equipe de Pedagogos que elaboraram o Livro Brasil – Primeira Infância.
Scientific production

Co-authors information

Status:

Approved