Identifier
Event
Language
Presentation type
Topic it belongs to
Subtopic it belongs to
Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)
Presentation abstract
Long abstract of your presentation
A educação básica no Brasil acontece por etapas; educação infantil (EFAI), ensino fundamental I, II (EFAF) e o ensino médio (LIBÂNEO, 2006), todas devem ser pautadas pela prática social, que está inter-relacionada com o contexto sociocultural e as interpretações pedagógicas consideradas efetivas nos últimos anos, tal complexidade envolve um sistema acadêmico de diferentes temas que transpassam o currículo comum e suas disciplinas para encontrar sentido prático da teoria que deixa de ser pensada de forma separada. Toda essa praticidade está diretamente relacionada as mídias uma vez que a tecnologia serve ao propósito de unificar e facilitar a pluralidade temática do processo de ensino. Os recursos tecnológicos são condutores para a mudança de paradigmas dos alunos porque estão atrelados fundamentalmente à metodologia aplicada pelo profissional, quando isso acontece, a aprendizagem torna-se significativa e constante, em outras palavras, a tecnologia é apenas o meio para uma construção inexorável de saber.
Rever a metodologia requer mais do que mudar a maneira de entrar em uma aula ou mesmo mudar os exemplos que usam na lousa para não ser repetitivo. Ser reflexivo requer mais: O Brasil está mudando, já chama o ensino médio tradicional, de “novo ensino médio”, que apresenta uma composição curricular de disciplinas comuns e itinerários formativos que podem ser escolhidos pelos discentes. A construção de uma base nacional comum curricular (BNCC), documento norteador dessa transformação, permite que todo o ensino seja ressignificado na base; estrutura, metodologia, disciplina, carga horária e objetivos gerais/ específicos.
A educação parte da interação comunicativa, e a tecnologia favorece o protagonismo do educando através de relações próximas com sua realidade. Com o advento das interfaces digitais, um paradigma tecnológico é criado na educação. Como acompanhar mudanças tão rápidas e significativas e transformá-las em aprendizagem no cotidiano escolar? A cultura de convergência parte do pressuposto do processo cultural de construção da informação por meio da produção coletiva de significados (JENKINS, 2010), ou seja, o fluxo de múltiplas plataformas conectado com as experiências individuais gera nos consumidores a busca pelos conteúdos para fins de acepção e identidade. As narrativas transmídias, histórias atreladas e distribuídas em diferentes mídias, são frutos dessas convergências, pois ultrapassam os limites do meio de comunicação por manter como princípio as interações sociais desses consumidores: transpor isso para o processo educacional permite criar estratégias para que o desenvolvimento pedagógico por diferentes mídias seja efetivo na vida escolar, visto que a transformação educacional deve ser pautada na inteligência coletiva (colaboração, compartilhamento e esforços de diferentes grupos da comunidade escolar).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANCLINI. G.N. (1995) Consumidores y ciudadanos – conflictos multiculturales de la globalización. México, D.F. Editorial Grijalbo S.A de C.V.
______________. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidad. México, D.F, Editorial Grijalbo, S.A, 1989.
FERNANDES, Fábio. Transmídias e interfaces digitais na educação. Editora Senac (2020), São Paulo.
FREIRE, P. (1987) A pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
______________. (2002) Educación y cambio. 5º edición. Buenos Aires: Galerna.
GONFIANTINI, V. (2016) El kairos educativo. Re-significar la fomación docente desde da práctica del formador. Rosario: Laborde Editor. Cap. 5. Respuestas para resucitar la misión del enseñante. Conclusión.
JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009 (2006). Tradução de: Suzana Alexandria.
LIBÂNEO, José et al. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. In: Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino. São Paulo: Cortez, 2006
MITTERMAYER, Thiago. Narrativa transmídia: uma releitura conceitual. São Paulo: Editora C0D3S, 2017.
SUAREZ, M. (2000) “ Las corrientes pedagógicas contemporâneas y sus implicaciones em las tareas del docente y en el desarrollo curricular”, en Revista Acción pedagógica. Vol. 9Nº 1 y 2.
Keywords (use both uppercase and lowercase letters)
Main author information
Co-authors information
Status:
Approved