Sign In

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

O trabalho propõe investigar as singularidades da construção de projetos de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Americana, identificando as experiências formativas, dentro e fora do ambiente escolar, que podem contribuir, ou não, nesse processo. Atualmente, as relações entre jovens e adultos são complexas e as transformações da sociedade ampliam a noção de sujeito de direitos, ao mesmo tempo em que se reconhe a singularidade do processo do desenvolvimento humano (GRANDINO, 2016), assim a temática se torna importante, sobretudo, pelos desafios propostos à vida do indivíduo, pois, é nessa fase que se enlaçam os aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos específicos e que vão promover intensas experimentações. Pretende-se identificar, no jovem, as influências de experiências, escolares ou não, na construção da história, da formação da identidade, do reconhecimento individual e da construção de valores (HURTADO, 2012), que tendem a apresentar questionamentos sobre o futuro, mesmo que intrinsecamente, ou seja, cedo ou tarde é preciso enfrentar as perguntas e responder sobre emprego, família, amigos, felicidades, espiritualidade, sonhos (DAMON, 2009). Portanto, as experiências em diferentes setores da sociedade contribuem para a construção do projeto de vida do sujeito e podem ser capazes de interferir no desenvolvimento subjetivo dos indivíduos, e auxiliar num dos grandes desafios da juventude: que é definir a si próprio e o seu futuro, tendo como premissa que os espaços de educação escolar e não escolar, podem servir, ou não, como apoio para construção do projeto vital dos jovens. Assim, por meio de uma variação da metodologia autobiográfica, na qual introduzimos instrumentos facilitadores de produção de relatos, indagamos os participantes sobre a construção do seu projeto de vida e os impactos que as experiências formativas podem exercer no mesmo e agregar no debate sobre projeto de vida, juventude e educação social.

Long abstract of your presentation

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

Felix Fernando Siriani (Brazil)
Universidade de São Paulo (USP) (Brazil) 4599
Doutorando do Programa Mudança Social e Participação Política da USP (Universidade de São Paulo), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mudanças Sociais e Participação Política da USP (2019). Graduado em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo- USP (2010). É membro do grupo de pesquisa em Psicanálise e Interdisciplinaridade para a Infância e Juventude (PSIIJuv). Tem experiência na área da juventude; Projeto de Vida; Políticas Públicas; Educação; Empreendedorismo; Habilidades Socioemocionais; SUAS (Sistema Único da Assistência Social); Projetos de Impacto Social e Terceiro Setor. Já exerceu função de coordenador de serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atividades em pastoral escolar e chefe de gabinete na Câmara Municipal de Americana. Atualmente é professor do Ensino Fundamental Anos Finais, administra um projeto social na cidade de Americana, e é proprietário da Consultoria Mandala Impacto Social.
Scientific production

Co-authors information

Patrícia Junqueira Grandino (Brazil)
Universidade de São Paulo (USP) (Brazil) 4816
Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, possui Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Doutora Sênior na Universidade de São Paulo e Professora Pesquisadora Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Mudanças Sociais e Participação Política (PROMUSPP). Membro do Núcleo de Pesquisas sobre Novas Arquiteturas Pedagógicas. Líder do Grupo de Pesquisas em Psicanálise e Interdisciplinaridade para a Infância e Juventude (PSIIJuv). Foi Presidenta da Comissão de Defesa da Diversidade, Direitos Humanos e Democracia da EACH-USP (CDDDHD). Participa do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo desde 202018. Tem experiência na área da Infância e Juventude e Educação Social, Formação de Professores e Educadores sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: criança-adolescente, formação de professores e educadores, psicanálise e educação, relações intergeracionais e relações de cuidado.
Scientific production

Status:

Approved