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A gamificação é um processo pedagógico que promove a criação de dinâmicas através do conceito ou recursos de jogos engajando pessoas para atingir determinado objetivo. Não significa apenas usar jogos prontos, mas elementos com as mesmas características que promovam a aprendizagem. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma proposta de gamificação no processo de ensino e aprendizagem para alunos de uma turma de lógica de programação para computadores. Por característica, para os iniciantes da programação, o conteúdo é considerado difícil e exige do professor a utilização de ferramentas e estratégias pedagógicas que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa, realizada no Instituto Federal de Santa Catarina (Brasil), foi programada para um ano de desenvolvimento e iniciada em julho de 2018. A metodologia é de natureza aplicada, com abordagem qualiquantitativa e, com base nos procedimentos técnicos é experimental. Etapas de execução planejadas: análise sobre o tema a ser gamificado; definição de estratégia/proposta gamificada; aplicação com estudantes da disciplina e; coleta de dados e/ou entrevistas para análises. Dentre os resultados que serão apresentados, destacam-se: o grau de dificuldade para a aplicação da estratégia estabelecida; o nível de adesão e satisfação dos alunos participantes; o índice de aproveitamento da turma em relação às turmas passadas; o grau de contribuição da estratégia observado pelo docente como: motivação, participação, interesse, entre outros.

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Main author information

Andrino Fernandes 336
Scientific production

Co-authors information

Raimundo Lima Júnior (Brazil) 8453
Scientific production

Status:

Approved