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Quando os investigadores interessados na ética preferirem geralmente determinadas aproximações, não parece haver uma razão compelindo a esta abordagem. Esta recognição da ética como um aspecto central da pesquisa não pode ser reduzido às preferências pessoais ou às exigências institucionais (Comités de Ética) mas é uma consequência necessária da escolha de determinadas aproximações da investigação por razões universais. A ética interpretativa indicará o argumento que a ontologia, a epistemologia, e a metodologia da pesquisa interpretativa requerem uma reflexão explícita de matérias éticas, nas obras de Ricoeur e Rawls. É somente por abstracção que podemos falar de estima por si mesmo, sem o conjugar com a ordem de reciprocidade ou seja, um esquema de estima cruzada que resume a exclamação “Tu Também”: um ser de iniciativa e escolha, capaz de agir de acordo com as razões, de hierarquizar os fins e estimando como bons os objectos da actividade, ser capaz de se estimar a si mesmo (Ricoeur, 1990). Começará Ricoeur por definir o papel interpretativo e explicar duas das suas características: fenomenológica e hermenêutica. Introduzirá a contribuição da ética no debate e mostrará como a ligação entre as duas influências da vida comum e da comunidade histórica na nossa compreensão sobre a justiça distributiva funciona. Daí, a ideia central do “outro” no trabalho de Ricoeur tal como é apresentado. Discute-se que a pesquisa fenomenológica e hermenêutica necessitam fazer exame sério deste conceito do outro, e que este tem implicações éticas manifestas. Ao nível das instituições e da justiça entre o ponto de vista deontológico de origem kantiana e contratualista que se abre pela justificação dos princípios da justiça no quadro de uma ficção, a ficção de um contrato social hipotético, anistórico, derivado duma deliberação racional pensada num quadro imaginário em Rawls e na sua teoria da justiça.
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