Sign In

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

Se o cinema nasce dos avanços científicos em função da descoberta da persistência retiniana e dos experimentos de pré-cinema preconizados, entre outros, por Étienne-Jules Marey (1830 – 1904) com sua cronofotografia, proporcionando, com ela, a ilusão de movimento, sua consolidação enquanto artefato se dá através da patente do cinematógrafo pelos irmãos August e Louis Lumière, outrora perdida por Léon Bouly. Isto lhes rendeu muito dinheiro. Porém, até então, o cinematógrafo era simplesmente um aparelho, algo da ordem da invenção, da lógica dos inventores. Somente com a inserção da narrativa, a partir das experimentações do ilusionista George Méliès, o cinema surge enquanto produto, enquanto linguagem. Posteriormente, com a construção da gramática cinematográfica por D. W. Griffith, com base na literatura e na ideia de diegese, ou seja, da realidade própria à narrativa, pode-se dizer que temos o cinema tal e qual o entendemos hoje em dia, mesmo que em sua faceta mais rudimentar. Para Benjamin, “(...) a reprodutibilidade técnica da obra de arte emancipa-a, pela primeira vez na história, de sua existência parasitária no ritual. A obra de arte reproduzida é cada vez mais a reprodução de uma obra de arte criada para ser reproduzida.” (p. 186, 2012) Neste sentido, o cinema, enquanto obra de arte que evoca em si o valor de exposição, traz em sua reprodutibilidade a capacidade de estabelecer vínculos significativos com o público que o frui. Em diferenciação ao valor de culto das obras de arte tradicionais, como a pintura, que, em Benjamin, estão imortalizadas por sua aura, que, por sua vez:  “É uma teia singular, composta de elementos espaciais e temporais: a aparição única de uma coisa de distante, por mais perto que ela esteja.” (Idem, p. 184).

Long abstract of your presentation

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

Marcus Ramusyo Brasil 3367
Scientific production

Co-authors information

Status:

Approved