Sign In

Identifier

Event

Language

Presentation type

Topic it belongs to

Subtopic it belongs to

Title of the presentation (use both uppercase and lowercase letters)

Presentation abstract

O presente artigo pretende discutir sobre as fakes news produzidas, disseminadas e impulsionadas “dentro do governo Bolsonaro”. Trata-se, não de apontar o governo como criador dessas “notícias falsas”, mas apurar como esse tipo de notícia tem ocorrido frequentemente nesse período. O artigo está dividido em duas partes: na primeira identificaremos qual tipo de fake news se apresenta. Para isso categorizaremos essas “notícias falsas” propagadas dentro do governo bolsonarista de acordo com estudiosos e pesquisadores da área. A segunda parte está dedicada a análise das próprias fakes news disseminadas, identificando os alvos dessas “notícias falsas” e suas repercussões. Portanto, o artigo não procura definir ou conceituar “notícias falsas” disseminadas pelo governo bolsonarista, mas lançar mão de categorias pré-definidas por outros estudiosos que possam auxiliar na identificação das “notícias falsas” disseminadas “dentro do governo”, a partir de então trabalharmos com a definição já conceituada anteriormente por pesquisadores da área.

Long abstract of your presentation

O presente artigo pretende discutir sobre as fakes news produzidas, disseminadas e impulsionadas “dentro do governo Bolsonaro”. Trata-se, não de apontar o governo como criador dessas “notícias falsas”, mas apurar como esse tipo de notícia tem ocorrido frequentemente nesse período.

O artigo está dividido em duas partes: na primeira identificaremos qual tipo de fake news se apresenta. Para isso categorizaremos essas “notícias falsas” propagadas dentro do governo bolsonarista de acordo com estudiosos e pesquisadores da área. A segunda parte está dedicada a análise das próprias fakes news disseminadas, identificando os alvos dessas “notícias falsas” e suas repercussões. Portanto, o artigo não procura definir ou conceituar “notícias falsas” disseminadas pelo governo bolsonarista, mas lançar mão de categorias pré-definidas por outros estudiosos que possam auxiliar na identificação das “notícias falsas” disseminadas “dentro do governo”, a partir de então trabalharmos com a definição já conceituada anteriormente por pesquisadores da área.

Keywords (use both uppercase and lowercase letters)

Main author information

Marcelo Maurício de Morais (Brazil)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brazil) 2515
Marcelo Maurício de Morais é Sociólogo (MTE: 1985/SP) Doutor em Ciências Sociais (PUCSP); Mestre em Ciências Sociais (PUC-SP), Pós-graduado (especialização) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e, graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Assunção (2009). Atuação na coordenação Pedagógica do Ensino Superior na área de Serviço Social, com mais de 10 anos de experiência na área educacional como professor do Ensino Superior, Médio, profissionalizante e Curso PréVestibular nas disciplinas de Política Social I, Introdução à Sociologia, Sociologia Contemporânea e Economia Política, Sociologia das Organizações, Ética e responsabilidade Social e Filosofia nos Cursos de Serviço Social, Direito e Administração. Docente em Sociologia, Geografia Humana, Filosofia e Coordenador em Cursinho Popular Pré-Universitário. No Ensino Médio atua como Professor de Sociologia e História. Professor responsável pelas pastas de Antropologia Jurídica, Ciência Política e Sociologia Geral e Jurídica no curso de Direito do Grupo Educacional Uniesp, Unidade Centro Velho São Paulo de 2011 a 2014. Secretário Estadual de Formação Política e Social do Partido Trabalhista Nacional. Professor dos Cursos de Gestor de Projeto Social e Educador Social no SENAC-SP. Atualmente é responsável pedagógico pelo EaD CEFATEF - Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Familia contato: marcellomauricio0@gmail.com/marcelo@cefatef.com.br
Scientific production

Co-authors information

Status:

Approved